De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
A criança deste estágio:
- É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
- Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
- Já pode agir por simulação, "como se".
- Possui percepção global sem discriminar detalhes.
- Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.
A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todoas as classes de problemas.
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Observação: a maioria dos exemplos foram retirados da reportagem "Jean Piaget", escrita pela jornalista Josiane Lopes, da revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996.
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá por varias fases, e passando por essas fases é que o indivíduo encontra o equilíbrio, sendo que esse desenvolvimento acontece ate o fim da vida.
ResponderExcluiroiii..é muito interessante essa
ResponderExcluirteoria do desenvolvimento congnitivo,
pois estipula fazes importantes pelas
quais as crianças passam uma após
a outra, isso é muito importante para
que as etapas da crianças possam
ser seguidas e respeitadas, no seu tempo
certo!!
by:Kely Rejane /Grupo do Waldorf
Parabens Equipe!!!
ResponderExcluirEste blog ficou muito rico de informações!!!
Agora vocês podem fazer algumas comparações com a abordagem cognitiva.
Profª Mônica
Segundo Piaget o individuo constrói o desenvolvimento cognitivo, a razão é pontecialidade precisa ser desenvolvidar em sua pontencialidade.
ResponderExcluirPeríodos do desenvolvimento e as contribuições para a educação,períodos, sensório-motor 0 a 2 anos; pré- operatória 2 a 6 anos; operações concretas 6 a 12 anos; operações formais 12 anos em diante.
dos 0 a 2 anos o desenvolvimento criança ocorre na captação do mundo que rodeia a cerca, bem como no desenvolvimento músculo e tendões. Estes responsáveis pela movimentação do organismo.
7 aos 12 anos- concreto a criança desenvolve o raciocinio. A partir dos 12 anos a criança elabora o mundo na sua cabeça. Passa do pensamento real ao abstrato, e outros.
ATECIOSAMENTE
Iolanda Rosa F.Soares
Piaget formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.
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