INTEGRANTES

INTEGRANTES
Simone, Keize, Eveline, Samuel, Elizangela, Jussara, Lilia e Izabel

JEAN PIAGET

JEAN PIAGET

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TEORIA DE PIAGET

A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.

Josiane Lopes, (revista Nova Escola - ano XI - Nº 95), cita que para quando o equilíbrio se rompe, o indivíduo age sobre o que o afetou buscando se reequilibrar. E para Piaget, isso é feito por adaptação e por organização.

Esquema:

Autores sugerem que imaginemos um arquivo de dados na nossa cabeça. Os esquemas são análogos às fichas deste arquivo, ou seja, são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio.
São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
Por este motivo, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança e, os processos responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas são assimilação e acomodação.


Assimilação:

É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.


Acomodação:

É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
  • Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
  • Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.

Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.

O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.


Equilibração:

É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece.

7 comentários:

  1. Para Piaget a criança se desenvolve psicologicamente através de situações vividas no meio em que se encontra, por ser defensor de uma pedagogia de inclusão onde a criança é livre para desenvolver suas habilidades cognitivas, Piaget tornou-se um dos teóricos mais importantes da atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Bom pelo que eu entendi Piaget, criou um método, onde as crianças eram livres para desenvolverem suas habilidades.Para Piaget a criança começa a desenvolver sua inteligência desde o momento de seu nascimento, e foi através da observação de seus filhos que ele desvendou muitos dos enigmas da inteligência infantil. Seus métodos são estudados até os dias de hoje .

    Jhennyffer Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. Piaget em seus estudos sobres as crianças descobriu que elas não raciocinam como os adultos. Com isso levou Piaget a recomendar uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças.Ele modificou a teoria pedagógica tradicional que, até então, afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento.Já em sua visão Piaget afirma que as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento.
    Piaget é um dos teóricos que mais contribuiu como base nas linhas educacionais atuais, como a abordagem cognitivista.

    Maria Izabel

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando como uma pessoa cria de forma tão brilhante uma teoria dessas. É perfeita comparação dos esquemas, as fichas de arquivo, a assimilação, acomodação etc. Fico abismado com a contribuição que ele trouxe à Educação.
    Marcos Costa.

    ResponderExcluir
  5. A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.

    ResponderExcluir
  6. Oi galera do blog de Piaget , gostei demais da sitaçao sobre o desenvolvinto da criança e principalmente dos exenplos citados por vocês. parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Num posso antes de mais nada deixar de comentar sobre a aparência do blog, está lindo. Bem, num dá pra num falar da importância que foi Piaget para a educação. Suas teorias além de muito interessantes são extrememante elaboradas, estudadas,experimentadas. Como a própria Simone disse, Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui, e para nós pedagogos nada mais pertinete que essa contribuição.
    Claro, discordo em alguns aspectos sobre as fases,mas isso é coisa pra mais adiante

    ResponderExcluir